Normas APA 7ª edição - Guia rápido

Lista de referências

1.Lista de referências:

A lista de referência no final dos textos fornece a informação necessária para identificar cada trabalho citado no texto. Dessa maneira, você deve referenciar apenas aqueles materiais que de fato te ajudaram a construir o texto em questão.

É importante dizer que a APA geralmente pede lista de referências, não a bibliografia. Isso porque as referências citam especificamente os trabalhos que foram citados ao longo do texto. Já a bibliografia traz qualquer trabalho que foi lido pelo pesquisador para um maior entendimento do assunto, não necessariamente precisando citá-lo.

Para entender como montar uma referência, podemos resumir sua estrutura em quatro elementos:

2. Elementos das referências: autor

O autor de uma referência normalmente é uma pessoa, várias pessoas ou um grupo (e.g. Instituição, agência, organização) responsável por produzir o texto que estamos citando.

Algumas vezes, o autor de um trabalho pode ser difícil de achar, então tende procurar pelo contexto ou em outros locais da página. Isso porque, em alguns casos o nome do autor não está listado de maneira tradicional como, por exemplo, em sites que geralmente colocam o nome na página “sobre nós” e não ao fim do texto.

Caso você não consiga determinar a autoria de um trabalho, trate-o como se não tivesse autor.

2.2 Funções especializadas

Pessoas em funções diferentes de autor que contribuíram substancialmente para a criação do trabalho são reconhecidas na referência. Nesses casos, a função é colocada em parênteses depois do sobrenome e iniciais.

Para isso, use a abreviação (Ed.) para um editor e (Eds.) para editores. No caso de múltiplos editores, inclua a função uma única vez:

Schulz, O. P. (Ed.)

Wong, C. T., & Music, K. (Eds.)

Quando a referência inclui mais de um tipo de função especializada e diferentes pessoas fazendo diferentes funções, identifique cada papel separadamente e, se uma pessoa fez várias funções, combine-as usando um &:

Park, O. (Escritor), Lopez, N. (Escritor), & Botha, V. N. (Diretor).

Lutz, T. (Escritor & Diretor).


2.3 Grupos como autores

Um grupo pode ser autor de uma publicação, como por exemplo: agências, associações, ONGs, empresas, hospitais, forças armadas, grupo de estudos, entre outros.

Para referências desse tipo, escreva o nome completo do grupo seguido de um ponto. Lembre-se de que você pode usar a abreviação do grupo ao longo do texto, mas não na lista de referências. Quando for falar de dois grupos, separe-os com um & e não com vírgula.




2.4 Sem autor

Um trabalho é considerado sem autor quando o autor é desconhecido ou não conseguimos determinar quem o escreveu. Nesses casos, coloque o título do trabalho na posição do autor, adicione um ponto final e coloque a data.

Use “anônimo” apenas se o trabalho for assinado como “Anônimo”.

Anônimo. (2012).

3. Elementos das referências: data

A data se refere a quando um trabalho foi publicado, mas nem sempre conseguimos determinar o ano de uma informação. Se isso acontecer, use “n.d.” nas referências, mostrando ao leitor que aquele trabalho não tem data.

Quando a data da publicação original é aproximada, use a abreviação “ca”, que significa “cerca de”. Já em casos comuns em que a data é encontrada, coloque-a entre parênteses seguido de um ponto: (2020).

Para trabalhos que sejam de alguma categoria de referência que inclua mês, dia e/ou estação do ano (e.g. sites, blogs), coloque primeiro o ano, seguido de uma vírgula e então o mês e a data.

(2021, agosto 26)

(2021, primavera/verão)

Se um trabalho foi aceito para publicação, mas ainda não foi publicado, use o termo “in press”. Não forneça a data até que o trabalho esteja de fato publicado. Já em trabalhos não publicados, forneça o ano em que o trabalho foi produzido.

Autor. (in press). Título, Fonte.

3.1 Datas de recuperação

3.2 Sem data