AVALIANDO O PAPEL DOS VALORES HUMANOS E DOS ESTILOS PARENTAIS NO FENÔMENO DO IMPOSTOR: UM ESTUDO COM CRIANÇAS
Eduardo França do Nascimento
Gabriela Pecois Arakaki
Ana Karla Silva Soares
O Fenômeno Impostor (FI) é um construto multidimensional relacionado ao sentimento de fraude, tendência a atribuir sucesso ao acaso e a análise da incapacidade de admitir um bom desempenho. Escassos esforços evidenciam que sentimentos impostores podem início em algum momento da infância, direcionando as pesquisas nesta faixa etária para compreensão das possíveis relações deste fenômeno com outros construtos, a exemplo dos estilos parentais e valores humanos. Este estudo tem por objetivo geral avaliar em que medida os valores humanos estão relacionados ao fenômeno do impostor e aos estilos parentais. Participaram da pesquisa 24 estudantes do ensino fundamental com idade média de 11 anos, variando de 8 a 13 anos (DP = 1,30), sendo a maioria do sexo feminino (54,5%) e cursando o 4º ano (18%), 5º ano (5%) e 7º ano (77%). Estes responderam as medidas: Escala Infantil do Fenômeno do Impostor (EFI-I), Questionário dos Valores Básicos – Infantil (QVB-I), Questionário de Percepção dos Pais-reduzida (QPP-R) e questões demográficas. Os resultados identificaram que o fenômeno do impostor apresentou uma pontuação acima da mediana da escala de resposta (M = 2,99; DP = 0,60), maior média na dimensão de estilo parental exigência – mãe (M = 4,56; DP = 0,39) e na subfunção valorativa interativa (M = 4,59; DP = 0,59). Por sua vez, para avaliar o relacionamento entre as variáveis foi realizada uma análise de correlação de Spearman, cujos resultados identificaram que o fenômeno do impostor (impostorismo) não se correlaciona significativa com nenhum fator da medida de estilo parental e apenas negativamente com os valores normativos (ρ = -0,58). Estes achados exploratórios sugerem que ainda é necessário ampliar as pesquisas que analisam estes fenômenos em conjunto e em amostra de infantis, visto que se trata de temáticas que podem impactar significativamente o processo de desenvolvimento infantil a níveis emocionais e sociais.
Palavras-chave: fenômeno impostor, estilos parentais, valores humanos.
Disponível na íntegra: https://integra.ufms.br/files/2021/01/Anais_2020_Final.pdf