PAIXÃO PELOS ESTUDOS, PERSPECTIVA DE FUTURO E PERFORMANCE ACADÊMICA: UM ESTUDO PAUTADO NOS VALORES HUMANOS
Nataly da Cruz Serejo Barbosa
Eduardo França do Nascimento
Izabeli Cristine Rodrigues
Stefany Harumi Nakasato Torales
Ana Karla Silva Soares
A paixão é responsável por explicar aspectos motivacionais dos indivíduos, forte inclinação para uma atividade que os indivíduos gostam ou acham importante e em que investem tempo e energia. É possível então transpor estas concepções a paixão que os estudantes possuem pelos estudos, incorporando outros construtos na compreensão deste fenômeno, a exemplo da perspectiva de futuro. Visto que a transição para a universidade é marcada por mudanças em diversas esferas, com isso a paixão pelos estudos destes sofre influência pelas suas prioridades valorativas e pela perspectiva de futuro, podendo determinar então a dedicação e investimento de tempo em realizar suas atividades, a continuidade nos estudos, e também, a performance acadêmica. Deste modo, esta pesquisa objetiva avaliar em que medida as prioridades valorativas dos universitários estão relacionadas a paixão pelos estudos, perspectiva de futuro e performance acadêmica. Participaram 353 universitários, com idade média de 24 anos (DP= 6,38), a maioria do sexo feminino (67%). Estes responderam a Escala de paixão pelos estudos, Questionário dos Valores Básicos, Inventário de Perspectiva Temporal de Zimbardo, Performance acadêmica e questões demográficas (e.g. sexo, idade). Procedeu-se uma análise de correlação r de Pearson, para verificar a correlação entre as variáveis. Os resultados indicaram que todas as subfunções valorativas se correlacionaram de forma positiva com paixão harmoniosa e, também, com performance acadêmica. A paixão harmoniosa pelos estudos se correlacionou positiva e significativamente com futuro positivo (r = 0,47) e com performance acadêmica (r = 0,35), enquanto teve correlação negativa e significativa com futuro negativo (r = -0,35). Estes achados reforçam a importância dos valores humanos em esferas diversas da vida humana e de se estudar o que se tem por paixão, como, no momento da escolha do curso de graduação, uma vez que isso reflete no desempenho e envolve a visão que terá sobre o futuro.
Palavras-chave: paixão pelos estudos; perspectiva de futuro; valores humanos; performance acadêmica
Disponível na íntegra: https://integra.ufms.br/files/2020/08/Anais-2019_Completo.pdf