USO DAS REDES SOCIAIS, PROCRASTINAÇÃO E PERFORMANCE ACADÊMICA: CORRELATOS VALORATIVOS E DO BEM-ESTAR SUBJETIVO
Izabeli Cristine Rodrigues
Eduardo França do Nascimento
Nataly da Cruz Serejo Barbosa
Stefany Harumi Nakasato Torales
Ana Karla Silva Soares
As redes sociais (RS) são sites ou aplicativos que possibilitam a formação de uma rede de indivíduos ligados por um mesmo interesse, compartilhando informações e obtendo feedback de outros usuários. As RS tem sido considerada como ferramenta para a procrastinação acadêmica, atividade que afeta a vida de universitário e, em alguns casos, sua performance e bem-estar subjetivo. Neste contexto, uma variável psicossocial que pode auxiliar na compreensão destes fenômenos são os valores humanos. Este estudo objetiva avaliar em que medida o uso de redes sociais está correlacionado com a procrastinação, performance acadêmica, bem-estar subjetivo e valores humanos. Participaram 384 universitários, com idade variando de 18 a 56 anos (M = 24,71; DP = 6,48), a maioria do sexo feminino (74%). Estes responderam a Escala de avaliação do impacto individual e social do uso de redes sociais em estudantes (EAISRE), Escala de Procrastinação Acadêmica, Questionário de Saúde Geral (QSG-12), Questionário dos Valores Básicos (QVB), e perguntas de performance acadêmica e demográficas (e.g. sexo e idade). O resultado da análise de correlação r de Pearson, identificou que as dimensões da medida de redes sociais não se correlacionaram significativamente com a performance acadêmica, mas que o Fator 1 (Objetivos do uso das redes sociais) se correlacionou de forma positiva e significativa com os valores de experimentação (r = 0,14), realização (r = 0,19), suprapessoal (r = 0,10), existência (r = 0,15), interativa (r = 0,16) e com a procrastinação acadêmica (r = 0,19); já o Fator 2 (Preferência de Comunicação) se correlacionou de forma positiva e significativa com procrastinação acadêmica (r = 0,29) e negativa com o bem-estar subjetivo (r = -0,16). Estes achados sugerem a relevância de analisar a relação estes os fenômenos, visto que acadêmicos que utilizam mais RS, tendem a procrastinar em suas atividades acadêmicas apresentando menores indicadores de bem-estar.
Palavras-chave: rede sociais; procrastinação; valores humanos; bem-estar subjetivo; universitários.
Disponível na íntegra: https://integra.ufms.br/files/2020/08/Anais-2019_Completo.pdf