CORRELATOS VALORATIVOS DO FENÔMENO DO IMPOSTOR E DO PERFECCIONISMO EM CRIANÇAS
Gabriela Pecois Arakaki
Eduardo França do Nascimento
Ana Karla Silva Soares
O fenômeno do impostor refere-se às pessoas que apresentam à atribuição externa de sucesso, sentimentos de inadequação e medo de ser exposto como fraude intelectual, sendo amplamente estudado em amostra de adolescentes e adultos. Contudo, a literatura aponta a infância como uma fase essencial para entender processos e fenômenos sociopsicológicos, como também nas temáticas de valores humanos e perfeccionismo. O presente estudo tem por objetivo geral avaliar em que medida os valores humanos estão relacionados ao fenômeno do impostor e o perfeccionismo em crianças. Participaram 24 estudantes do ensino fundamental, com idade média de 11 anos, sendo predominante o sexo feminino. Estes responderam o Questionário dos Valores Básicos - Infantil (QVB-I), a Escala Infantil e Adolescente de Perfeccionismo (EIAP), a Escala Infantil do Fenômeno do Impostor (EFI-I) e questões demográficas. Nos resultados observam-se que os participantes apresentaram média de 2,99 na medida de impostorismo, pontuaram mais na dimensão de perfeccionismo socialmente prescrito e apresentaram maiores níveis de valores interativos e de experimentação. Referente a relação entre as variáveis, procedeu-se uma análise de correlação de Spearman e os resultados identificaram que o impostorismo e o perfeccionismo socialmente prescrito estão relacionados negativamente aos valores normativos. Estes achados indicam que quanto mais as crianças desta amostra pontuavam em impostorismo, menos pontuavam em valores normativos; enquanto maiores pontuações em perfeccionismo socialmente prescrito implicaram em menores níveis de valores normativos. Por fim, não foram identificadas correlações significativas entre o fenômeno do impostor e as dimensões do perfeccionismo.
Palavras-chave: valores; fenômeno do impostor; perfeccionismo; crianças.
Disponível na íntegra: https://integra.ufms.br/files/2021/01/Anais_2020_Final.pdf