Existe relação entre a paixão pelos estudos e a perspectiva de futuro? Um estudo com universitários
Lívia Elena Cunha Laura
Laura Pires Ferreira
Ana Beatriz Oliveira Manvailer
Jackeline Nogueira Santos
A paixão pode explicar aspectos motivacionais dos indivíduos, tanto a nível positivo (harmoniosa - bem-estar e satisfação com a vida) quanto negativo (obsessiva - persistência inflexível), tornando-se assim objetivo importante no meio acadêmico. Visto que a orientação dos indivíduos em relação ao futuro influencia em seus comportamentos, incluindo os acadêmicos, o presente estudo objetiva avaliar em que medida e direção a paixão pelos estudos se relaciona a perspectiva de futuro de universitários. Contou-se com 353 universitários, com idade média de 24 anos (DP= 6,38), sendo a maioria do sexo feminino (67%) de instituições públicas (69%). Estes responderam a Escala de Paixão pelos Estudos, o Inventário de Perspetiva Temporal de Zimbardo e questões demográficas. Os resultados identificaram uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre a paixão pelos estudos obsessiva (r = 0,24) e a harmoniosa (r = 0,47) com a perspectiva de futuro positiva. Enquanto a paixão harmoniosa se relaciona negativa e significativa com a perspectiva de futuro negativa (r = -0,35). Esses achados destacam a relevância de entender como diferentes formas de paixão pelos estudos se relacionam as expectativas futuras dos universitários, oferecendo insights para o desenvolvimento de estratégias educacionais e orientação que promovam uma paixão saudável pelo aprendizado.
Palavras-chave: Paixão; Estudos; Futuro