Prioridades valorativas e otimismo frente ao futuro: um estudo com crianças
Laura Pires Ferreira
Lívia Elena Cunha Laura
Ana Beatriz Oliveira Manvailer
Christian Godoi de Souza dos Santos
Jackeline Nogueira Santos
Na infância, a articulação dos construtos valores humanos e otimismo é fundamental para o desenvolvimento saudável e positivo. Os valores humanos, conforme a Teoria Funcionalista, são critérios de orientação que guiam as ações humanas e expressam necessidades básicas. Esses valores exercem duas funções consensuais: (1) guiam as ações humanas (tipo de orientação: pessoal, central e social) e (2) representam as necessidades humanas (tipo de motivador: materialistas/pragmáticos ou idealistas/humanitários). O cruzamento dessas funções origina seis subfunções valorativas: interativa, suprapessoal, experimentação, normativa, existência e realização. O otimismo frente ao futuro é uma dimensão que representa a expectativa de que o futuro trará coisas boas e promissoras. Considerando que o otimismo em relação ao futuro é influenciado pelos valores humanos e que há uma lacuna na literatura sobre essa temática no contexto infantil, este estudo tem por objetivo verificar o papel das prioridades valorativas na construção do otimismo frente ao futuro em uma amostra infantil. Participaram do presente estudo 406 crianças, com idade média de 10,23 anos (variando de 8 a 12 anos; DP = 1,10), sendo a maioria do sexo feminino (56,3%) e de escola pública (34,2%). Estes responderam a Escala de Perspectiva de Futuro Infantil (EPF-I); Questionário dos Valores Básicos - Infantil (QVB-I) e questões de caracterização sociodemográfica (e.g., idade, sexo, escola). Os resultados demonstram que existe correlação positiva e significatica do otimismo frente ao futuro com as subfunções interativa (r = 0,37), suprapessoal (r = 0,27), experimentação (r = 0,23), normativa (r = 0,27), existência (r = 0,28) e realização (r = 0,10). Contudo, apenas as subfunções interativa (ß = 0,31) e normativa (ß = 0,15) foram variáveis preditoras de uma visão otimista do futuro (R² ajustado = 0,15). Estes achados sugerem que promover valores interativos e normativos, pode ser uma estratégia eficaz para fomentar uma visão otimista do futuro nas crianças.
Palavras-chave: Valores humanos, otimismo, crianças.
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