Escala de Garra para crianças (EG): validade de conteúdo
Christian Godoi de Souza dos Santos
Ana Beatriz Oliveira Manvailer
Ana Karla Silva Soares
Jackeline Nogueira Santos
Laura Pires Ferreira
A garra pode ser definida como a perseverança e paixão por objetivos de longo prazo. Na psicologia, tem sido considerada um construto importante para a compreensão de diferentes fenômenos (e.g., autoeficácia, orientação para metas e desempenho acadêmico). A Escala de Garra (EG) tem sido amplamente utilizada em todo o mundo, com pesquisas centrando-se na análise do fenômeno em amostras de adolescentes e adultos. Apesar desse perfil, pesquisas indicam que crianças com maiores níveis de garra tendem a apresentar mais chances de sobreviver a situações adversas no futuro, justificando a necessidade de se contar com uma medida válida e precisa para o público infantil. Nesta direção, o presente estudo teve por objetivo verificar evidências de validade de conteúdo na Escala de Garra – versão infantil. Para tanto, contou-se com uma amostra de juízes, composta por 3 especialistas (doutores em psicologia) e por um grupo de participantes de 8 crianças (idade média de 10 anos; DP = 1,91; variando de 8 a 13 anos). Estas responderam a questões demográficas e à Escala de Garra – versão infantil, constituída por 12 itens, respondidos em uma escala de cinco pontos (1 = nunca a 5 = sempre). Avaliou-se a validade de conteúdo da escala por meio da análise da clareza da linguagem, pertinência prática e relevância teórica (coeficiente de validade de conteúdo – CVC) com os juízes e com a população-alvo, sendo aceitáveis índices mínimos de 80%. Os resultados do CVC total dos juízes foram de 0,83 para clareza, 0,85 para pertinência e 0,83 para relevância. O CVC dos participantes foi calculado para cada item do instrumento, variando de 0,86, 0,87 e 0,87 (item 4: "Meus interesses mudam a cada dia") a 0,90, 0,91 e 0,90 (item 11: "Sou esforçado/a") para clareza, pertinência e relevância. Ao final, contou-se com a versão de 12 itens da medida, com alterações semânticas que viabilizam sua aplicação. Assim, estima-se que a Escala de Garra na versão infantil demonstrou evidências de validade de conteúdo, indicando sua adequação para avaliar a garra em crianças de forma precisa e eficaz. Estudos futuros são necessários para avaliar outras evidências de validade (e.g., baseada na estrutura interna, relação com medidas externas).
Palavras-chave: garra, escala, criança, validade.
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