Avaliando a relação entre garra, autoestima e bem-estar em crianças
Renata Costa
Ana Karla Silva Soares
Maria Celina Ferreira Goedert
Alessandro Teixeira Rezende
A relação entre garra, autoestima e bem-estar subjetivo em crianças é um tópico que demanda interesse devido às suas implicações para o desenvolvimento saudável. A garra, compreendida como perseverança e paixão por objetivos de longo prazo, é um traço que permite às crianças enfrentarem desafios e adversidades de forma mais eficaz. Podendo envolver duas dimensões: a consistência de interesse, que corresponde ao grau de interesse que o indivíduo possui em relação à atividade que está realizando, e a perseverança de esforço, que se refere à permanência de realização da atividade em questão por parte do sujeito. Estudos demonstram que crianças com níveis elevados de garra têm maior probabilidade de sucesso acadêmico e melhor saúde mental. A autoestima, por sua vez, é um componente vital do bem-estar subjetivo, e refere-se à avaliação positiva ou negativa que a criança faz de si mesma, influenciando sua autoimagem e autoconfiança. Pesquisas indicam que altos níveis de autoestima na infância estão associados a melhor saúde mental e maior satisfação com a vida e afetos positivos. Nesta direção, o presente estudo tem por objetivo avaliar em que medida e direção a garra, a autoestima e o bem-estar subjetivo se relaciona em crianças. Contou-se com 406 crianças, com idade média de 10,23 anos (variando de 8 a 12 anos; DP = 1,10), sendo a maioria do sexo feminino (56,3%) e de escola pública (84,2%). Estas responderam a Escala de Garra Infantil, Escala Rosenberg de Autoestima para Crianças e Escala de Bem-estar Infantil, além de questões demográficas. Os resultados identificaram que a pontuação geral da garra se relaciona positiva e significativamente com o bem-estar geral (r = 0,25), enquanto o fator consistência de interesse e a perseverança de esforço se relacionaram, respectivamente, de modo negativo [bem-estar geral (r= -0,21) e a autoestima (r= -0,16)] e positivo [bem-estar geral (r= 0,45) e a autoestima (r= 0,29)]. Os achados sugerem que a garra, especialmente a perseverança de esforço, mostrou-se positivamente associada ao bem-estar geral e à autoestima, enquanto a consistência de interesse apresentou uma relação negativa com esses fatores. Esses achados sugerem que, incentivar a perseverança em desafios e esforços contínuos pode melhorar significativamente o bem-estar subjetivo e a autoimagem das crianças, apontando para a necessidade de intervenções focadas no desenvolvimento desses aspectos para promover um desenvolvimento infantil mais saudável e equilibrado.
Palavras-chave: Garra, autoestima, bem-estar.
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