Será que a garra no contexto acadêmico está relacionada a saúde psicológica? Um estudo com universitários
Ana Karla Silva Soares
Jackeline Nogueira Santos
Christian Godoi de Souza dos Santos
Laura Pires Ferreira
A garra é uma temática que vem sendo estudada como importante preditor de desempenho acadêmico, principalmente quando está relacionado com tarefas desafiadoras. É definida como perseverança e paixão para metas a longo prazo, que possibilita o indivíduo a obter bons resultados que evidenciem seu sucesso. Assim, o sucesso advém de dois fatores em conjunto: a perseverança em trabalhar arduamente com perspectiva de alcançar um objetivo ao longo do tempo, e a paixão em exercer uma atividade no qual o indivíduo tenha grande interesse. Visto que o desempenho acadêmico não estaria ligado apenas nas notas dos estudantes, mas também a outros aspectos da vida dos sujeitos, a exemplo da saúde psicológica. Considerando a multiplicidade de fatores definidores da saúde psicológica, nesta pesquisa, foi entendida de maneira geral como a relação entre os níveis apresentados de depressão, ansiedade e estresse. A depressão é entendida como a baixa afetividade positiva, baixa autoestima, enquanto a hiper estimulação fisiológica caracteriza a ansiedade e o estresse percebido como uma tensão persistente e irritabilidade. Como a universidade é um espaço importante para o desenvolvimento pessoal, sendo um local onde há muitos sonhos e objetivos a serem conquistados, estima-se que o ambiente pode propiciar o surgimento de cobranças e estímulos estressores, fazendo com que aumente o risco de transtornos mentais, a exemplo, da ansiedade, estresse e depressão. Nesta direção, observa-se que a garra é um constructo importante também para compreensão de aspectos que envolvem a saúde psicológica no contexto acadêmico, já que a literatura identifica sua relação com o desempenho e com aspectos positivos e negativos da saúde psicológica. Diante do previamente exposto, o presente estudo tem por objetivo geral avaliar em que medida e direção a garra se correlaciona com indicadores de saúde psicológica (ansiedade, estresse e depressão). Para tanto, contou-se com 423 estudantes universitários, com idade média de 24 anos (DP= 4,31; variando de 18 a 57 anos), sendo a maioria do sexo feminino (69%), de instituições de ensino superior particulares (59%). Estes responderam a Escala de garra (EG), Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) e questões demográficas. Os resultados identificaram que a dimensão da garra denominada de consistência de interesse se correlacionou negativamente e significativamente com estresse (r= -0,23), ansiedade (r= -0,19) e depressão (r= -0,25). Do mesmo modo que, a dimensão perseverança de esforço se correlacionou de maneira negativa e significativamente com estresse (r= -0,08), ansiedade (r= -0,06) e depressão (r= -0,23). Estes resultados sugerem a relevância de se discutir o papel da garra no contexto acadêmico e sua relação com indicadores de saúde psicológica a fim de, estudos futuros, serem realizados com a finalidade de identificar atividades práticas de promoção de saúde.
Palavras-chave: fenômeno impostor; bem-estar; autoestima
Mesa redonda: Bem-estar psicológico na educação: Desafios e reflexões