O quanto a autoestima das crianças está relacionada a sentimentos impostores?
Renata Tereza dos Passos Costa Araújo
Ana Karla Silva Soares
Ana Beatriz Oliveira Manvailer
Laura Pires Ferreira
O fenômeno do impostor consiste em uma experiência que envolve a dificuldade de reconhecimento de suas realizações e sentimentos de fraude. Enquanto a autoestima pode ser compreendida como a atitude positiva ou negativa de uma pessoa em relação a si mesma. Visto que estes sentimentos podem ser experienciados desde a infância, impactando no processo de desenvolvimento, este estudo visa avaliar a relação entre o fenômeno do impostor e a autoestima em crianças. Participaram 235 crianças, com idade média de 10 anos (DP= 0,99) a maioria do sexo feminino (64%) e de escolas públicas (79,5%). Estes responderam às seguintes medidas: Escala Clance de Fenômeno Impostor – Infantil, Escala de Rosenberg de Autoestima para Crianças e questões demográficas. Os resultados evidenciaram que a autoestima se correlacionou negativa e significativamente com o fenômeno do impostor (r = -0,23), isto é, quanto menor a autoestima, maior os escores da criança em fenômeno do impostor. Estes achados demonstraram que a grau de impostorismo e autoestima das crianças estão inversamente relacionados, sugerindo a relevância de proceder estudos futuros a fim de conhecer de forma mais adequadas a direção e as aplicações práticas da compreensão dessas relações, visando promoção de maiores níveis de autoestima e menores vivencias impostoras.
Palavras-chave: Fenômeno do impostor; autoestima; crianças