Garra e saúde mental em acadêmicos: um estudo correlacional
Lívia Elena Cunha Laura
Ana Karla Silva Soares
Christian Godoi de Souza dos Santos
Jackeline Nogueira Santos
A garra como pode ser compreendida como a perseverança e paixão que os sujeitos mantêm pelos seus objetivos, principalmente, por aqueles de longo prazo. No contexto acadêmico, a competência individual para lidar com todas suas demandas é questionada, o que provoca impactos na saúde mental. Nesta direção, objetiva-se avaliar em que medida e direção a garra está relacionada aos indicadores de saúde psicológica de universitários. Participaram 421 universitários, com idade média de 24 anos (DP = 4,38), majoritariamente do sexo feminino (69%) de universidades particulares (58,6%). Estes responderam a Escala de Garra, Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS 21) e questões sociodemográficas. Os resultados evidenciaram que a garra se relacionou negativa e significativamente com a depressão (r = - 0,30), ansiedade (r = - 0,10) e estresse (r = - 0,20), indicando que quanto menor os escores em garra, maiores os indicadores nas medidas de saúde psicológica (depressão, ansiedade e estresse). Estes achados demonstram que o grau de garra e a saúde psicológica estão inversamente relacionados, sugerindo a relevância de proceder estudos futuros para conhecer de forma mais adequada implicações teóricas e práticas dessa relação, visando promoção de maiores níveis de saúde psicológica em acadêmicos.
Palavras-chave: Garra; Saúde Psicológica; Universitários