Fenômeno do impostor e bem-estar subjetivo? Um estudo correlacional com crianças
Renata Tereza dos Passos Costa Araújo
Ana Karla Silva Soares
Rafaela Teodoro Alves
Jackeline Nogueira Santos
O fenômeno do impostor descreve uma sensação de inadequação podendo ser exacerbado quando as crianças se deparam com a pressão para se destacarem em diversas áreas, o que, por sua vez, pode levar a redução do bem-estar subjetivo. Nesta direção, a presente pesquisa visa avaliar em que medida e direção o fenômeno do impostor se correlaciona com o bem-estar subjetivo em crianças. Contou-se com a participação de 117 crianças, com idade média de 11 anos (DP=0,96; variando de 9 a 12 anos de idade), sendo a maioria do sexo feminino (63,2%) e de instituições públicas (58,1%). Estes responderam as seguintes medidas: Escala Clance de Fenômeno Impostor - Infantil, Escala de Bem-Estar Subjetivo - Infantil e questões demográficas (e.g., sexo e idade). Os resultados evidenciaram que o fenômeno do impostor se relacionou negativa e significativamente com o indicador de bem-estar geral (r = -0,30), sugerindo que níveis elevados de impostorismo relacionam-se com níveis mais baixos de bem-estar subjetivo. Estes achados demonstraram a relevância de se discutir a relação entre os sentimentos impostores e os indicadores de saúde mental (bem-estar subjetivo), destacando a pertinência de proceder estudos futuros a fim de ampliar e aplicar o conhecimento adquirido nesta pesquisa.
Palavras-chave: Fenômeno do impostor; bem-estar; crianças.