Personalidade e bem-estar subjetivo: o papel mediador do fenômeno do impostor em crianças
Rafaela Teodoro Alves
O objetivo desta dissertação foi avaliar a relação entre os traços de personalidade, o bem-estar subjetivo e o fenômeno do impostor em crianças. Para atingir esse fim, foram elaborados dois manuscritos. O primeiro teve uma abordagem qualitativa e buscou reunir informações sobre a conexão entre o impostorismo e variáveis de saúde mental por meio de uma revisão sistemática. Foram analisados 54 artigos relevantes, incluídos após aplicação de critérios de legibilidade. Os resultados destacaram diversas variáveis de saúde mental que se relacionam com o FI e demonstraram que o impostorismo se manifesta em contextos e amostras variadas, além da necessidade de mais pesquisas nesse campo. O segundo manuscrito, de natureza empírica, visou avaliar em que medida e os traços de personalidade, o bem-estar subjetivo e o fenômeno do impostor se relacionam em uma amostra de crianças. Participaram do estudo 117 estudantes do ensino fundamental de Campo Grande (MS), com idade média de 11 anos. Os resultados revelaram uma correlação significativa e negativa entre o fenômeno do impostor e o bem-estar geral, bem como que ele foi predito pelo FI e pela extroversão, abertura à mudança e conscienciosidade. Esses achados indicam a importância do bem-estar subjetivo e dos traços de personalidade na compreensão do impostorismo, destacando a necessidade de pesquisas futuras para ampliar esses resultados. Em suma, os resultados obtidos nos dois manuscritos contribuem para alcançar o objetivo geral desta dissertação .
Palavras-chave: fenômeno impostor; personalidade; bem-estar subjetivo; infantil.
Como citar:
Alves, R. T. (2023) Personalidade e bem-estar subjetivo: o papel mediador do fenômeno do impostor em crianças. (dissertação de mestrado). Mestrado de Psicologia (FACH), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Brasil.
Disponível na íntegra: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/8766